Novas ferramentas para empresariado nacional

O Instituto de Tecnologias, Inovação e Serviços (ITIS) introduziu novas ferramentas tecnológicas para a simulação de prática de negócios contribuindo para  uma maior capacidade e competência  ao empresariado nacional, bem como estudantes universitários.

Trata-se de uma versão actualizada e com mais intervenientes, do Sistema de Práticas Empresariais e Empreendedorismo  (SPEE), que permite que o empresário ensaie processos de formação de empresas, gestão ate a prestação de contas.

Falando no lançamento dos serviços, a directora do ITIS, Gérsia Sequeira disse ser uma solução para os problemas de vários empresários moçambicanos, permitindo que este esteja no mesmo de igualdade com os outros da Região da SADC.

O próximo passo, prosseguiu a fonte, é fazer com que esta nova versão da simulação empresarial esteja nas universidades moçambicanas no próximo ano para que os estudantes possam desenvolver o seu próprio negócio.

Por sua vez, Clarie Zimba, director do Instituto para Promoção de Pequenas e Medias Empresas (IPEME), instituição que assinou um memorando de entendimento com o ITIS, disse que o instrumento vai contribuir para melhorar a certificação integrada das PMEs.

Referiu que a sua instituição traz novidades para o SPEE como por exemplo, a simulação de um plano de negócio, processos administrativos e de gestão.

Instituições como a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), o Banco Comercial e de Investimentos (BCI) e a Associação Moçambicana de Profissionais e Empresas Tecnológicas (AMPETIC) também assinaram um memorando com a ITIS com o objectivo de simular o ambiente de negócios através do SPEE.

‟A plataforma vai permitir com que os estudantes, principalmente finalistas e recém -graduados disseminarem melhor a informação empresarial e tenham acesso aos serviços oferecidos pela BVM”, concluiu Salim Valá, PCA do BVM.

Por sua vez, Mário Sitoe, Bastonário  da OCAM defendeu que a inovação tem que ter impacto  e chegar a tempo real ao destinatário.

“Temos que fazer o acompanhamento dos processos de produção tecnológicas para que tragam resultados. Não há inovação se resultados, estes processos de ensino devem resultar”, concluiu.

  O Sistema de Práticas Empresariais e Empreendedorismo (SPEE) é uma plataforma de ensino em ambiente virtual simulando o ecossistema moçambicano, em mais de 12 universidades, que se vem destacando, nos últimos tempos, como uma das melhores ferramentas de ensino de empreendedorismo, a nível nacional.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Calendario de eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimos Comentários

  • OCAM e GCCC buscam formas conjuntas de combate à corrupção

    leci123 26.05.2023 09:43
    I am not sure where you are getting your info, but great topic. I needs to spend some time learning much ...
     
  • OCAM e Governo unem sinergias para educação fiscal dos cidadãos

    Lucilia Macandja 31.07.2018 15:08
    sugeria a criação de equipes entre a AT e a OCAM, para a divulgacao e insentivo aos comerciantes ...
     
  • Primeiro lote de Carteiras profissionais entregues aos membros da OCAM

    Lucilia Macandja 31.07.2018 14:57
    Ainda nao recebi o cartão pq não era a minha foto qu constava no cartão
     
  • Exames no Colégio dos Contabilistas: Tutores recebem formação

    sidonio Guiro 31.07.2018 14:08
    Positivo e louvável. Estamos a avançar de uma forma gradual para uma fase mais profissional e de ...

Pagamento de Quotas

Pagamento de Serviços:

OBTER REFERENCIA: CLIQUE AQUI

ENTIDADE: 93001

BANCO: BCI & BIM

M-Pesa

OBTER REFERENCIA: CLIQUE AQUI

CODIGO DE SERVIÇO: 900149

Visitantes

Hoje 613

Ontem 2345

Esta Semana 12554

Este Mês 44631

Sempre 1382991

Kubik-Rubik Joomla! Extensions

Membro Efectivo do PAFA

Membro Associado do IFAC

IFAC.jpg

© 2017 OCAM. Todos os direitos reservados. Desenhado por VST

Menu